terça-feira, 29 de junho de 2010

Costeletas de porco com molho de mostarda


Estas costeletas ficaram muito boas, ficaram com um sabor diferente das que normalmente fazemos sempre, grelhadas ou fritas.Muito macias e gostosas.

Ingredientes:

- Azeite q.b.
- 1 colher de sopa de margarina
- 3 dentes de alho
- 2 cebolas médias ou 1 grande
- 1 folha de louro
- 6 costeletas de porco do lombo
- 1/2 copo de vinho branco
- 1 colher de sopa de mostarda
- sal e pimenta preta q.b.

Num tacho grande coloquei 1 fio de azeite, a margarina, a cebola, os alhos,o louro, as costeletas previamente temperadas com sal e pimenta e deixei refogar até as costeletas estarem quase cozidas,
fui voltando-as de vez em quando, é preciso ter atenção para não queimarem, por fim coloquei a mostarda e o vinho branco e misturei tudo muito bem, deixei apurar o molho bem e servi de seguida acompanhadas de puré de batata e salada, estavam uma delicia.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Bolinho maravilha de natas e morangos


Este bolinho ficou mesmo uma maravilha, fiz para fazer a despedida de uma senhora que trabalhava na escolinha da minha filhota, então os miudos adoraram e fizeram uma festa surpresa para a senhora, foi muito giro.


Para o bolo, eu usei a minha receita do bolinho de laranja, que já postei aqui, mas podem usar qualquer uma ao vosso gosto.

Para o creme, fiz com dois pacotes de natas para bater e juntei 2 colheres de sopa de açucar.

Cortei o bolo ao meio e recheei com o creme de natas e por fora também com o mesmo creme cobri todo o bolo e coloquei raspas de chocolate preto e morangos.

Ficou muito bom e bonito, é um bolo fácil de fazer e sabe sempre bem a mistura das natas com a fruta, principalmente agora no verão. Experimentem!

terça-feira, 15 de junho de 2010

Saladinha colorida


Esta saladinha além de colorida, também é muito boa e fresquinha, fiz no fim de semana passado, depois de uma ida à praia, soube bem uma comidinha fresca e leve.

Ingredientes para salada:

- Alface
- Tomate
- milho
- rodelas de ananás
- Atum
- camarão cozido
- sal, vinagre q.b.

Ingredientes para o molho coktail:

- maionese
- ketchup
- sumo de laranja
- vinho do porto

Fazem a saladinha juntanto todos os ingredientes nas quantidades que desejarem, e fazem o molho, também com as quantidades necessárias e vão provando, mais fácil não há e sai sempre bem.
Bom apetite!

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Corações de ananás e nata


Estes corações são uma verdadeira delicia, muito fofinhos e bons, mais uma vez experimentei as formas de silicone, que funcionaram muito bem e ficaram lindos os meus bolinhos!

Ingredientes:

- 300 gr de açucar

- 5 ovos

- 125 gr de margarina vegetal

- 1 pacote de natas

- 350 gr de farinha

- 1 colher de chá de fermento em pó

- Ananás às rodelas q.b.

- 1/2 colher de café de baunilha em pó

Comecei por preparar as formas, estas em forma de coração, eram novas e barrei com um pouco de manteiga, polvilhei com açucar no fundo e coloquei os pedacinhos de ananás.
Depois numa taça bati os ovos com o açucar e a manteiga até desfazer bem o açucar, juntei o pacote de natas e continuei sempre a bater, por fim a farinha misturada com o fermento e com a baunilha e continuei a bater até ficar tudo bem misturado, ficou uma massa muito fofa e cremosa.
Depois foi só encher as formas, não muito cheias, para ficar espaço quando os bolinhos crescerem.
Foi ao forno, a 200º durante mais ou menos 20 minutos, desenformar depois de frios.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Bifinhos de perú surpresa


Estes bifinhos são mesmo uma surpresa, pois ficaram super deliciosos.

Esta receita eu vi fazer em video, no saborintenso e por acaso tinha bifes de perú preparados para fazer para o jantar e resolvi experimentar, não me arrependi nada, são mesmo muito bons.

Vamos então passar à receita:


Ingredientes:

- 8 bifes de perù (cortados finos)

- 8 fatias de queijo flamengo

- 8 salsichas de lata

- 1 chávena de chá de caldo de galinha

- 1 colher de sopa de mostarda

- 50 gr de manteiga ou margarina

- 1 cálice de vinho do porto

- 1 pacote de natas (200 ml)

- molho inglês q.b.(umas gotinhas)

- Sal q.b.

- alho em pó q.b.

- pimenta preta q.b.

- Sumo de 1 limão


Temperar os bifes com um pouco de sal, alho em pó, pimenta preta e limão, deve-se misturar bem os bifes para que os temperos fiquem bem distribuidos, não coocar muito sal, pois vai levar o caldo de galinha.

espalmar os bifes e colocar uma fatia de queijo e uma salsicha, enrolar os bifes e prender com palitos.

Num tacho ou frigideira larga anti aderente, colocar a manteiga e fritar os bifes em lume baixo, tendo o cuidado de virar os bifese mudar os palitos se necessário para que passem bem de todos os lados.

Depois dos bifes ganharem cor, juntar a mostarda e o vinho do porto, mexer bem para misturar, e deixar ferver um pouco.

Temperar com umas gotas de molho inglês e juntar o caldo de galinha, deixar cozinhar mais um pouco para apurar o molho, por fim juntar as natas e deixar apurar mais um pouco.

Eu acompanhei com batata frita, mas podem acompanhar com o que mais vos agradar, fica ao vosso gosto. Bom apetite!

terça-feira, 1 de junho de 2010

Bolo de chocolate after eight


Hoje temos um dia super calorento de Verão, está um dia espectacular de praia, aqui em Albufeira, hoje por acaso não tirei fotos para vos mostrar, uma das praias mais bonitas de Portugal, mas prometo que vou trazer para vos fazer inveja.

Apesar do calor trago uma receita quente de Bolo de chocolate, foi mais uma experiencia minha que resultou em mais um bolo de chocolate super fantástico e delicioso que se derretia na boca, valeu mesmo a pena ingerir mais umas calorias. Agora a receitinha!


Ingredientes:


- 1 e 1/2 chávena de açucar (325 gr)

- 6 ovos inteiros

- 125 gr de margarina vegetal (usei flora)

- 1 pacote de natas

- 150 gr de chocolates after eight de menta

- 50 gr de chocolate preto para culinária

- 2 chávenas de farinha

- 1 colher de sobremesa de fermento em pó

- 1 pitada de baunilha em pó


Primeiro levei ao lume baixo num tachinho, os chocolates todos com a manteiga até derreterem bem e reservei.

Depois bati os ovos com o açucar até ficar uma massa bem fofa, juntei a manteiga com os chocolates derretidos que entretanto já tinham arrefecido um pouco, a pitada da baunilha, o pacote de natas e por fim juntei a farinha misturada com o fermento e fui sempre batendo para que todos os ingredientes ficassem bem misturados.

Por fim levei ao forno a 200º, numa forma untada com manteiga e forrada com papel vegetal. Quando o Bolo estava bastante alto, mais ou menos a meio da cozedura, baixei um pouco o forno para cozer e não queimar por cima. Deixei no forno quase 1 hora, agora depende dos fornos, eu não deixei cozer muito para que ficasse bem cremoso, quando puz a mão e senti que estava firme no meio, desliguei o forno e tirei o bolo, depois deixei arrefecer um pouco antes de desenformar, ele no meio baixou um pouco, mas ficou óptimo, super cremoso, a saber bastante ao chocolate after eight, bem é um dos melhores bolos de chocolate que comi até hoje, cá em casa todos adoraram o sabor, estava bombástico!