sábado, 23 de abril de 2011

Folares da Páscoa







Os meus folares ficaram super cheirosos e deliciosos. São simples de fazer e ficam bons. Este ano não fiz os tradicionais folares Algarvios com recheio de canela, quis experimentar estes e ficaram muito bons.
Nunca pensei que saissem assim, pois não sabia que este tipo de massa levava muito tempo para crescer. Mas depois de irem ao forno cresceram bem e ficaram muito bonitos.

Ingredientes:

-2,5 Kg de Farinha (usei branca de neve)
- raspa da casca de 2 limões
- 2 colheres de chá de canela em pó
- 1 colher de chá de erva doce em pó
- 1 colher de chá de erva doce em grão
- 1,200 Kg de açúcar
- 6 ovos inteiros batidos
- 300 ml de leite morno (+ou-)
- 500 ml de chá morno (1 pau de canela+casca de limão+erva doce em grão)
- 55 gr de fermento padeiro desfeito num pouco de chá
- 1 cálice de aguardente
- 6 ovos cozidos (para decorar os folares)
- açúcar e canela (para decorar)
- 1 pitada de sal

Comecei por fazer um chá com 500 ml de água, 1 pau de canela, erva doce em grão, casca de limão, depois num alguidar grande coloquei a farinha, a raspa dos limões, a canela, a erva doce, o açúcar e o sal, misturei bem tudo com a farinha em seco e só depois é que fui juntando um pouco do chá com o fermento desfeito, um pouco do leite morno, os ovos batidos e fui amassando, depois aos poucos junta-se mais um pouco de leite morno e chá até ver que a massa está boa para moldar os folares, não deve ficar muito mole nem muito seca, e por fim o cálice de aguardente e amassa-se bem para desfazer bem o açúcar e misturar todos os ingredientes durante + ou - meia hora.
Tapa-se a massa com uma toalha de cozinha e cobertores para levedar e deixa-se ficar pelo menos umas 7 horas, depois molda-se os folares e decoram-se com ovos cozidos ou podem colocar açúcar e canela por cima que também ficam bonitos.
Deixam-se ficar depois nos tabuleiros durante pelo menos mais 1 hora antes de irem para o forno para fintarem, e vão cozer a 200º durante + ou - meia hora (depende do tamanho deles, convém fazer o teste do pauzinho de espetadas para ver se estão cozidos).
Experimentem, boa Páscoa!

segunda-feira, 18 de abril de 2011

São caracóis, são caracolinhos, são Algarviosinhos!


Olá, então e que tal uns caracóis para um fim de tarde à beira mar, acompanhados de algo fresquinho e um pãozinho torrado com manteiga?

È bom, eu prefiro os pequeninos, são mais saborosos. Estes foram feitos pela minha mãe, estavam óptimos.


Ingredientes:


- caracóis q.b.

- Oregãos (pauzinhos e folhas)

- tomilho (pausinhos)

- casca de limão

- casca de laranja

- 1 cubo de caldo de galinha

- sal


Começa-se por colocar os caracóis dentro de um alguidar com bastante água, tapam-se e deixa-se algum tempo até eles ficarem para fora da casca. Normalmente para que fiquem melhor começamos a tratar deles mais ou menos ás 12:00 h para comer ás 19:00 h.

Depois, vamos lavando muitas vezes em várias águas, para que saiam todas as impurezas, e voltam a ficar a repousar na água mais algum tempo antes de irem para a panela.

Colocam-se a cozer numa panela tapados de água em lume baixo para irem sentindo o calor e devagarinho vão saindo para fora, depois de mortos, junta-se então o sal, e os restantes ingredientes e deixa-se cozer durante uns 20 minutos.

Depois de desligar o fogão deixa-mos ficar pelo menos 1 hora a repousar antes de comer para que possam ficar com o sabor mais apurado, também não devem ser comidos muito quentes, mornos ou frios.

Podemos acompanhar com pão torrado com manteiga, experimentem,


Bom apetite!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Arroz de marisco divinal


Olá! cá estou eu mais uma vez a apresentar mais uma receitinha simples e divinal.

Pois é este arroz de marisco é um dos meus pratos favoritos, como é simples e rápido de se fazer, podemos saboreá-lo durante a semana, à noite, depois de um dia de trabalho, hum! sabe tão bem!

Vamos então à receita.


Ingredientes:


- Azeite q.b.

- 2 dentes de alho

- 1 cebola grande

- 4 tomates médios bem maduros

- um bocadinho de pimento vermelho

- 1 embalagem de coktail de marisco

- 10 camarões com casca

- 5 mãos cheias de arroz agulha

- água q.b.

- coentros picados q.b

- sal e pimenta q.b.


Começo por colocar um pouco de azeite num tacho, junto o alho picado e a cebola cortada em bocadinhos pequenos e deixo alourar, entretanto corto o tomate e junto ao refogado.

Depois deste estar bem apurado, passo com a varinha da sopa, para que não se encontrem os pedacinhos, isto faz com que o molho fique bastante grosso, só depois é que junto o pimento em quadradinhos pequenos, pois se moer o pimento fica com um sabor esquisito e não gosto.

Junto a água, o arroz e os mariscos, a quantidade de água e de arroz depende do tamanho do tacho que usarem, convém ser grandinho para se poder mexer enquanto cozem o arroz e os mariscos.

Quando tudo estiver quase cozido, junto os coentros picados e desligo o fogão. Convém que fique a repousar antes de se comer uns 2 ou 3 minutos, para apurar melhor o sabor e acabar de cozer o arroz, atenção, não deixem que fique seco demais.

Bom fim de semana e bom apetite!