segunda-feira, 18 de abril de 2011

São caracóis, são caracolinhos, são Algarviosinhos!


Olá, então e que tal uns caracóis para um fim de tarde à beira mar, acompanhados de algo fresquinho e um pãozinho torrado com manteiga?

È bom, eu prefiro os pequeninos, são mais saborosos. Estes foram feitos pela minha mãe, estavam óptimos.


Ingredientes:


- caracóis q.b.

- Oregãos (pauzinhos e folhas)

- tomilho (pausinhos)

- casca de limão

- casca de laranja

- 1 cubo de caldo de galinha

- sal


Começa-se por colocar os caracóis dentro de um alguidar com bastante água, tapam-se e deixa-se algum tempo até eles ficarem para fora da casca. Normalmente para que fiquem melhor começamos a tratar deles mais ou menos ás 12:00 h para comer ás 19:00 h.

Depois, vamos lavando muitas vezes em várias águas, para que saiam todas as impurezas, e voltam a ficar a repousar na água mais algum tempo antes de irem para a panela.

Colocam-se a cozer numa panela tapados de água em lume baixo para irem sentindo o calor e devagarinho vão saindo para fora, depois de mortos, junta-se então o sal, e os restantes ingredientes e deixa-se cozer durante uns 20 minutos.

Depois de desligar o fogão deixa-mos ficar pelo menos 1 hora a repousar antes de comer para que possam ficar com o sabor mais apurado, também não devem ser comidos muito quentes, mornos ou frios.

Podemos acompanhar com pão torrado com manteiga, experimentem,


Bom apetite!

2 comentários:

  1. Que inveja, e eu que adoro, aqueles do super não prestam para nada. Uma vez o meu marido numa ida ao Algarve, apanhou e trouxe-me, ai o que me soube bem.

    Beijo
    Maria José

    ResponderEliminar
  2. Não gosto de caracóis, mas o marido adora e esses ficaram com uma cara boa.

    Bjos

    ResponderEliminar