quarta-feira, 18 de maio de 2011

O melhor bolo de chocolate e morangos do mundo



Este para mim, é sem dúvida o melhor bolo de chocolate do mundo, a textura molhadinha do bolo de chocolate combina na perfeição com as natas e morangos frescos, já cá tinha colocado este bolo de chocolate, mas como este ficou tão bonito e delicioso voltei a colocar esta receita. Espero que gostem.


Ingredientes para bolo:

- 7 ovos inteiros

- 2 chávenas de açucar (usei chávenas de 250 ml)

- 1,5 dl de óleo

- 1/2 colher de café de aroma de baunilha em pó

- 1 chávena mal cheia de chocolate em pó

- 2 chávenas de farinha com fermento

- 1 colher de chá de fermento em pó

- 1 chávena de leite a ferver


Ingerdientes para o creme de natas:

- 3 pacotes de natas para bater (usei parmalate)

- 3 colheres de sopa de açucar fino

- raspas de chocolate

- 300gr de morangos


Batem-se os ovos inteiros com o açucar até ficar um creme fofo, junta-se o óleo, a baunilha, o chocolate em pó, a farinha misturada com o fermento e continua-se sempre a bater, por fim junta-se 1 chávena de leite a ferver e bate-se mais um pouco.


Vai ao forno pré aquecido a 200º, numa forma sem buraco bastante grande untada com manteiga e forrada com papel vegetal, durante 1 hora e 15 minutos + ou -, conforme os fornos, convém ir vendo a temperatura, a meio da cozedura pode baixar um pouco para não ficar muito escuro.


Depois de cozido desligue o forno e deixe lá o bolo com a porta entreaberta durante algum tempo a arrefecer. Desemforme e só depois de estar completamente frio é que deve cortar o bolo e colocar as natas batidas e a decoração, costumo fazer o bolo á noite e depois só no outro dia de manhã é que coloco o recheio e cobertura.


Batem-se as natas em castelo e depois vai-se juntando as 3 colheres de açucar aos poucos. Corta-se o bolo em três partes porque é muito alto, recheia-se e cobre-se com este creme, depois raspa-se chocolate preto para um prato e coloca-se por toda a cobertura, por último coloca-se a gosto os morangos, podem usar também outra fruta ou aquilo que mais gostarem.


Vai ao frigorifico durante umas horas antes de ser utilizado, fica melhor e mais molhadinho.


Fica um bolo delicioso e fresquinho para o verão, deliciem-se

Sugestão: podem também colocar um pouco de doce de morango no recheio que fica muito bom.

6 comentários:

  1. Que óptimo ficou o teu bolo, está mesmo magnífico!

    ResponderEliminar
  2. Gostei do nome que lhe deste, com esse aspecto, deve ser mesmo o melhor.

    Beijos
    Maria José

    ResponderEliminar
  3. Célia, adorei tudo! A aparência do bolo está ótima e a promessa de um bolinho de chocdolate molhadinho... hmmm...! Maravilhoso! Guardei a receita, mas fiquei com uma dúvida. Aqui no Sudeste do Brasil (estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo) não é tão fácil encontrar nata. Substituímos a nata das receitas do Sul daqui bem como as portuguesas daí, por creme de leite fresco batido. Minha dúvida é: quanto de nata tem um pacote desses que você usou? Sabendo a medida, não corro o risco de usar creme de leite fresco batido demais ou de menos quando for fazer o bolo...

    Agradeço a resposta... ;)

    ResponderEliminar
  4. Olá Carla, obrigada pelo teu carinho, as natas aqui os pacotinhos pequenos normalmente têm 200ml, eu usei 3 para que ficasse mesmo com creme, pois normalmente este bolo eu faço nos aniversários da familia, mas pode ser mais ou menos dependendo do gosto da pessoa.
    bjs

    ResponderEliminar
  5. PERFEITO...TEM TUDO O QUE EU MAIS GOSTO, CHOCOLATE, MORANGOS E CHANTILLY, QUE MAIS SE PODE PEDIR.
    UMA FATIA....
    BJS

    ResponderEliminar