sábado, 23 de abril de 2011

Folares da Páscoa







Os meus folares ficaram super cheirosos e deliciosos. São simples de fazer e ficam bons. Este ano não fiz os tradicionais folares Algarvios com recheio de canela, quis experimentar estes e ficaram muito bons.
Nunca pensei que saissem assim, pois não sabia que este tipo de massa levava muito tempo para crescer. Mas depois de irem ao forno cresceram bem e ficaram muito bonitos.

Ingredientes:

-2,5 Kg de Farinha (usei branca de neve)
- raspa da casca de 2 limões
- 2 colheres de chá de canela em pó
- 1 colher de chá de erva doce em pó
- 1 colher de chá de erva doce em grão
- 1,200 Kg de açúcar
- 6 ovos inteiros batidos
- 300 ml de leite morno (+ou-)
- 500 ml de chá morno (1 pau de canela+casca de limão+erva doce em grão)
- 55 gr de fermento padeiro desfeito num pouco de chá
- 1 cálice de aguardente
- 6 ovos cozidos (para decorar os folares)
- açúcar e canela (para decorar)
- 1 pitada de sal

Comecei por fazer um chá com 500 ml de água, 1 pau de canela, erva doce em grão, casca de limão, depois num alguidar grande coloquei a farinha, a raspa dos limões, a canela, a erva doce, o açúcar e o sal, misturei bem tudo com a farinha em seco e só depois é que fui juntando um pouco do chá com o fermento desfeito, um pouco do leite morno, os ovos batidos e fui amassando, depois aos poucos junta-se mais um pouco de leite morno e chá até ver que a massa está boa para moldar os folares, não deve ficar muito mole nem muito seca, e por fim o cálice de aguardente e amassa-se bem para desfazer bem o açúcar e misturar todos os ingredientes durante + ou - meia hora.
Tapa-se a massa com uma toalha de cozinha e cobertores para levedar e deixa-se ficar pelo menos umas 7 horas, depois molda-se os folares e decoram-se com ovos cozidos ou podem colocar açúcar e canela por cima que também ficam bonitos.
Deixam-se ficar depois nos tabuleiros durante pelo menos mais 1 hora antes de irem para o forno para fintarem, e vão cozer a 200º durante + ou - meia hora (depende do tamanho deles, convém fazer o teste do pauzinho de espetadas para ver se estão cozidos).
Experimentem, boa Páscoa!

2 comentários: