segunda-feira, 5 de abril de 2010

Ninho da Páscoa


Olá, então a vossa páscoa foi boa? A minha foi como se pode ver, bastante doce e engordativa. Esteve um dia espectacular de muito sol que também ajudou à festa. Mais uma vez fiz um bolinho maravilhoso, lindo e bastante calórico, a sorte é que somos sempre muitos e as calorias ficam distribuidas entre todos.


Ingredientes para a massa:

- 8 ovos inteiros (usei caseiros)

- 2 chávenas de açucar

- 1/2 dl de óleo

- raspa da casca de 1 limão grande

- 2 pacotes de natas

- 2 chávenas de farinha

- 1 colher de sobremesa de fècula de batata


Comecei por bater os ovos inteiros com o açucar até ficar um creme bastante fofo, depois juntei a raspa da casca do limão, o óleo, as natas e por fim a farinha e a fécula de batata.

Foi ao forno a 200º, numa forma grande e sem buraco, untada com manteiga e forrada com papel vegetal durante 1 hora, convém fazerem o teste do palito e verificarem a temperatura, pois o bolo é bem grande e depende dos fornos.


Recheio de Doce de Ovos:

- 8 colheres de sopa de açucar

- 8 colheres de sopa de água

- 8 gemas


Coloquei o açucar num tachinho, juntei a a água, fui mexendo e deixei ferver 7 a dez minutos até fazer um ponto que não sei o nome.

Depois retirei o tacho do lume e juntei a mistura do açúcar, aos poucos e sempre a mexer, na tigela das gemas de ovo que já estavam misturadas.

Voltei a colocar esta mistura no tacho e levei novamente ao lume baixo, sempre a mexer, até engrossar. Cortei o Bolo ao meio, depois de frio e recheei com este creme.


Cobertura de chocolate:

- 1 pacote de natas

- 1/2 tablete de chocolate preto para culinária~

- 2 colheres sopa de açúcar


Coloquei num tacho as natas com o chocolate partido aos quadradinhos e as 2 colheres de açúcar e fui mexendo até derreter o chocolate e ficar um creme grossinho. Deixei esta cobertura arrefecer e depois barrei o bolo por fora e coloquei fios de ovos de compra e amendoas para enfeitar.
Posso vos dizer que estava delicioso, mas é um bolo bastante calórico e como tal aconselho a fazerem-no em dias de festa, onde se juntem muita gente, experimentem, vale a pena!



1 comentário: