terça-feira, 6 de abril de 2010

Os Folares da minha mãe





Aqui estão eles, os verdadeiros folares Algarvios, lindos que eles ficaram, pois estes folares foram amassados à mão, e sinceramente não consigo vos dar medidas exactas dos ingredientes, pois a minha mãe, vai pondo tudo consoante a quantidade de farinha que ela põe e não pesa a farinha, põe num alguidar a farinha, um pouco de sal, açucar, erva doce em grão, fermento, muito pouca canela.

Depois faz um chá com mais ou menos 1 lt de água, com 1 pau de canela, casca de laranja e limão e erva doce e vai amassando com este chá morno e leite morno com banha derretida no leite, todos os ingredientes, junta também 3 ou 4 ovos e vai amassando até que ela veja que a massa está molinha.
Por fim tapa com um pano e enrola em cobertores para a massa crescer durante algumas hora, normalmente amassa às dez da manhã e faz os folares à tarde.

Primeiro estende a massa e coloca manteiga, canela e açúcar por cima depois, coloca outra folha de massa, e mais uma se necessário, leva sempre uma maior em baixo para que o recheio não salte todo para fora, depois enrola e bai ao forno a 200º durante mais ou menos 1 hora.

O resultado é o que podem ver, ficam lindos e deliciosos, vale a pena experimentarem.

2 comentários: