sexta-feira, 2 de abril de 2010

Folar Algarvio




Bom dia! Então estão a fazer os folares? Eu ontem à noite fiz um folar à experiencia, amassado e levedado na máquina de fazer pão e cozido no forno, o resultado foi positivo. Ficou muito saboroso e nada seco, este é só uma amostra dos folares da minha mãe, que esses sim são os verdadeiros folares Algarvios.

Ingredientes:

- 200 ml de leite morno
- 100 gr de manteiga
- 200 gr de açucar amarelo
- 2 ovos pequenos
- 1 colher de café de sal
- 650 gr de farinha Espiga 65
- 1/2 colher de café de erva doce moida ou em grão
- 1/2 colher de café de canela
- 2 colheres de chá de levedura seca
- manteiga, açúcar e canela q.b. para o recheio

Comecei por desfazer a manteiga no leite morno e coloquei na MFP, juntei os ovos batidos e os restantes ingredientes pela ordem acima descrita, selecionei o programa massa, se verem que a massa está muito liquida, juntem mais um pouco de farinha, mesmo depois da máquina estar a amassar, esperei que a minha ajudante fizesse o trabalho mais duro, amassar e levedar a massa.

Depois coloquei a massa em cima de uma superficie enfarinhada e dividi em pequenas bolinhas, que estendi com a ajuda de um rolo, em cima da massa coloquei quadradinhos de manteiga, açucar amarelo e canela, convém porem bastante manteiga e açucar, porque senão fica seco, depois estendi outra vez mais massa e coloquei por cima para tapar o creme, enrolei e coloquei numa forma não muito grande, untada com manteiga e forrada com papel vegetal, e fui fazendo isto até acabar a massa. Deixei a massa levedar durante mais meia hora antes de ir ao forno. Demorou mais ou menos 1 hora a cozer.

Amanhã vou fazer mais, este foi só para experimentar. Ficou muito fofinho, uma delicia, levou mais açúcar que os folares que nós vemos, mas assim é que fica bom, docinho q.b.. Experimentem!
Boa Páscoa!




1 comentário: