quarta-feira, 7 de abril de 2010

Pão Caseiro Super Delicioso


Esta maravilha de pão fiz ontem à noite, foi muito fácil de fazer e rápido, em pouco tempo tive pão quente em casa.

Fui tirar ideias a vários blogs, quase todos já têm este pão, não vou mencionar os nomes porque são muitos e eu acabei por fazer umas alteraçõezinhas ao verdadeiro "Artisan Bread", o que resultou e ficou delicioso!


Ingredientes:

- 1 kg de farinha tipo 65 (usei Espiga)

- 1 colher de sobremesa de fermento biológico seco (usei Ramazzoti)

- 1 colher de sobremesa bem cheia de sal grosso

- 700 ml água morna


Coloquei a farinha num recipiente grande (a massa cresce 3 vezes mais) e comecei por disolver o fermento e o sal na água morna que juntei depois à farinha e misturei bem com uma colher de pau até a farinha estar incorporada.

Tapei o recipiente com pelicula aderente e embrulhei num cobertor, durante mais ou menos 1 hora e 30.

Depois moldei o pão, polvilhei a massa com farinha e as mãos, puxei a quantidade desejada e cortei com uma tesoura de cozinha. Tendi formando uma bolinha, sem amassar para não tirar as bolhas da massa, dobra-se de cima para baixo com a ajuda da farinha.

Coloquei a massa num tabuleiro polvilhado com farinha dando bastante espaço entre as bolinhas, pois a massa tem que repousar e ainda vão crescer mais uns 20 minutos antes de irem ao forno.

Enquanto a massa repousa, pré aqueci o forno 250º, convém estar bem quente, e na base do forno, por baixo do tabuleiro do pão coloquei um recipiente com água (coloquei um prato fundo) para que o pão coza com a humidade adequada.

Antes de colocar o pão no forno dei uns golpes com uma tesoura no meio, para o pão subir mais e polvilhei o pão com um pouco de farinha.

Leva mais ou menos entre 20 a 25 minutos a cozer, entretanto se verem que o forno está muito quente baixem um pouco, pois os fornos são todos diferentes.
Experimentem depois com manteiga a derreter, hum! que delicia, vale mesmo a pena.


6 comentários:

  1. Pois é, acho que já me arrependi de ter comprado a máquina, este pão é muito mais saboroso

    ResponderEliminar
  2. Parabéns, gostei muito do blog.
    Vou até tirar algumas receitinhas.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Nunca fiz pão mas já comi feito pela minha irmã e gostei imenso.Mas o teu esta muito bonito e deve estar uma delicia.

    ResponderEliminar