quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

As filhós da minha mãe


Esta receita já vem da minha avó, e continua a ser feita pela minha mãe, ela conta que a unica diferença é que antigamente as filhós eram fritas no azeite e agora usamos oleo. Eu só ajudei a fritá-las, ainda tentei estender a massa com as mãos, mas confesso que ainda não apanhei o jeito.

Ingredientes:

- 1Kg de Farinha sem fermento
- 2 colheres de sopa de banha de porco
- 1 carteira de fermento seco
- 2 ovos
- 1 cálice pequeno de aguardente
- Leite q.b.
- casca de laranja q.b.
- casca de limão q.b.
- erva doce em grão q.b.
- 1 pau de canela
- 1 colher de sobremesa de sal


Começamos por fazer um chá, com + ou - 1/2 Lt de água, casca de laranja, casca de limão, erva doce e o pau de canela, vai ao lume para ferver um pouco, até ficar um chá.
Num alguidar coloca-se a farinha, o sal, derretemos o fermento e a banha numa tigela com um pouco do chá e juntamos á farinha para se começar a amassar (atenção que o chá não pode estar muito quente somente morno), junta-se os ovos e continua-se a amassar, mais chá, a aguardente, Leite morno, vai-se sempre amassando até que amassa fique mole que dê para estender, mais mole do que massa para piza.
O ideal é amassar com partes iguais de chá e leite morno, para que a massa fique mais macia.
Depois da massa estar pronta, tapa-se bem com um pano e um cobertor para que a massa levede, cresce mais ou menos em 1 hora, depois é só estender com as mãos e fritar em óleo bem quente. Deve-se escorrer bem o óleo em papel absorvente, passar por açucar e canela, ou não, conforme o gosto de cada um. Ficam muito boas acompanhadas por um café. Façam e depois logo me dizem!

Sem comentários:

Enviar um comentário