sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Bacalhau com natas




Esta receita de bacalhau com natas para mim é a melhor, já vi fazerem de várias maneiras, mas esta receita foi-me dada há muitos anos por uma colega de trabalho e é a que faço sempre até hoje.
È muito simples e além disso o bechamel que eu uso é também feito por mim, fica com um sabor e textura diferente se usar outro bechamel de pacotes.

Ingredientes:

- 4 postas de bacalhau grandinhas
- 2 cebolas médias
- 2 dentes de alho
- Azeite q.b.
- Batatas q.b.

Para o bechamel:
- 2 colheres sopa manteiga
- 3 colheres sopa farinha
- Leite q.b
- 2 pacotes de natas
- pimenta preta q.b.

Começamos por cozer o bacalhau, fritar as batatas aos quadradinhos pequenos.
Depois faço logo o bechamel da seguinte forma: num tacho coloco a manteiga a derreter, assim que estiver, junto a farinha e sempre a mexer rápido vou juntando o leite aos poucos para não ficar com grumos, até ficar um molho expesso q.b., se necessário temperar com um pouco de sal refinado e pimenta preta.
Depois desfio o bacalhau e retiro as espinhas.
Noutro tacho grandinho coloco azeite(convém pôr bastante azeite pois o bacalhau absorve muito azeite), as cebolas cortadas ás meias luas, os alhos picados e deixo a refogar até a cebola estar bem lourinha.
De seguida, depois de desligar o fogão, ponho o bacalhau na cebolada e por fim as batatas fritas e misturo tudo muito bem.
Por ultimo, disponho tudo num pirex, junto as natas ao bechamel e misturo bem, depois coloco por cima do bacalhau no pirex, se quiserem podem misturar um pouco as natas com os restantes ingredientes para ficarem melhor introduzidas.
Vai ao forno a uma temperatura de 200º durante mais ou menos meia hora, até ficar com cor de estar pronto.
Acompanhem com uma salada de alface.


Bom apetite!




Sem comentários:

Enviar um comentário