terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Francesinhas


Cá em casa adoramos estas francesinhas. Normalmente costumo fazê-las ao fim de semana. São fáceis de fazer e ficam muito boas. Experimentem!

Ingredientes para 3 francesinhas:

- 3 Bifinhos de vitela ou porco (usei vitela)pequenos e muito fininhos
- 3 salsichas lata medias
- 3 fatias de fiambre grossas
- 6 a 9 rodelinhas de chouriço de carne cortadas finas
- 6 fatias de pão de forma
- 3 fatias de queijo em barra


Ingredientes para o molho:

- Azeite q.b.
- 1 cebola média cortada às meias luas
- 1 copo de vinho branco (2dl)
- 2 copos água (4dl)
- 2 colheres sopa de polpa de tomate (usei ketchup)
- 1 cubo de caldo de carne (usei de galinha)
- 1 colher de sopa bem cheia de creme de marisco em pó
- 1 folha de louro
- sal e pimenta preta q.b.
- piripiri a gosto (usei umas gotinhas de piripiri liquido)

Fiz assim:

Num tacho coloquei o azeite, a cebola, os bifinhos previamente temperados com um pouco de sal e pimenta preta(atenção não colocar muito sal, pois leva o pó do creme de marisco e o caldo de carne que vai salgar muito)a refogar, juntei o louro e tapei o tacho,fui virando e mexendo para não queimar, por fim, juntei as salsichas para fritarem no mesmo tacho e depois da carne estar bem passada e as salsichas retirei e reservei, para fazer então o molho naquele mesmo tacho.

Juntei então ao molho um copo de vinho, o ketchup,sempre a mexer, deixei ferver e juntei a agua o cubo do caldo de carne, o pó do creme de marisco,o piripiri, fui entretanto mexendo sempre e provando para ver o sal, passado um pouco depois do molho estar bem apurado, retirei a folha do louro e passei com a varinha mágica o molho, se ver que é necessário juntar mais um pouco de água, e as rodelas de chouriço para darem sabor ao molho, e depois de desligar o fogão coloquei também naquele molho os bifes.

Num prato grande ou individual, colocar uma fatia de pão no fundo do prato, por cima fiz camadas com o bife, salsicha cortada ao meio, as rodelas de chouriço(2 a 3 por cada fatia de pão),uma fatia de fiambre e novamente outra fatia de pão, uma fatia de queijo por cima da fatia de pão, por fim reguei com o molho e coloquei também à volta no prato, levei ao microondas só o tempo necessário para derreter o queijo.

Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário