quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Torta com doce de ovos


Aqui estou a apresentar mais uma delicia que vem desde o tempo da minha bisavó que era doceira e cozinheira, naquela época a minha mãe conta que, como não haviam muitos recursos, nem dinheiro, nem onde comprar, quando havia casamentos chamavam as doceiras para fazerem todos os doces e comida para a festa, a minha mãe e as irmãs gostavam de ajudar a avó, e esta receita, assim como muitas outras que irei aqui pôr sempre se fizeram na minha familia familia.

Ingredientes para a massa:

- 6 ovos
- 1 chávena de açucar (250gr)
- 1 chávena de farinha
- sumo e raspa de 1 laranja (média)
- 1 colher de chá de fermento em pó

Ingredientes para o doce de ovos:

- 10 gemas
- 10 colheres de sopa de àgua
- 10 colheres de sopa de açucar

Devemos começar por fazer o doce de ovos, pois o bolo coze muito rápido e depois não dá tempo para enrolar assim que sai do forno.
Numa panela, põe-se as 10 colheres de àgua, juntamente com o açucar, vai ao lume para ferver mais ou menos uns 10 minutos, como se faz para fazer os vários pontos de açucar, este ponto não sei o nome, mas não é preciso ferver mais tempo. Tira-se do lume e deixa-se arrefecer um pouco. Entretanto num recipiente à parte batem-se as gemas, eu primeiro juntei um pouco da mistura da agua com o açucar ás gemas e mexi bastante para elas não cozerem, depois é que juntei a restante agua com o açucar e voltei a pôr ao lume sempre a mexer senão cria grumos e fica agarrado na panela, isto até engrossar o doce não se deve deixar ficar muito grosso. Guardei as claras no congelador para fazer outra receita.

Depois, batem-se os ovos com o açucar até ficar bem fofo e esbranquiçado(eu nunca separo as claras), junta-se a raspa e o sumo da laranja e por fim a farinha misturada com o fermento.
Vai ao forno 200º, num tabuleiro rectangular grandinho untado com manteiga e forrado com papel vegetal, para não se correr riscos do bolo ficar colado na forma. O tempo de cozedura é 20 minutos + ou -, assim que a massa estiver douradinha, espetem para ver se está cozido, não pode ficar demasiado tempo no forno, pois quando forem enrolar pode partir a massa. Assim que tirarem o bolo, barrem com o doce de ovos e com ajuda de um pano enrolem a torta. Este bolo é um dos meus preferidos. Vejam só a foto, não está apetitoso! Experimentem!

Sem comentários:

Enviar um comentário