terça-feira, 16 de março de 2010

Lasanha de carne á bolonhesa super deliciosa


Ok, já sei que o aspecto exterior não está grande coisa, mas acreditem que é uma verdadeira delicia esta lasanha. Já a faço desde que comprei a minha casa, e começou por ser um dos pratos eleitos, sempre que faço os jantares para a familia e amigos. Tenho pena de não ter conseguido tirar a foto do interior.

Ingredientes para o molho á bolonhesa:

- 700 gr de carne de vaca moida

- 1 cebola

- 2 dentes de alho

- Azeite q.b.

- 1 dl vinho branco

- 2 latas pequenas de tomate pelado e cortado

- oregãos q.b.

- 1/2 lata pequena de rebentos de soja

- 1 lata de cogumelos laminados

- 1 quadradinho de pimento vermelho

- sal e pimenta q.b

Comecei por colocar um pouco de azeite num tacho e refogar a cebola picada e o alho, depois coloquei o tomate, deixei refogar mais um pouco para depois passar o molho com a varinha. Juntei então a carne, sal e pimenta, o vinho, pimento vermelho, oregãos e deixei cozer.

Quando o molho estava quase pronto juntei os cogumelos e no fim os rebentos de soja e reservei.

Cozi um pouco as folhas da massa, num tacho com água e um pouco de oleo e não se deve cozer mais do que 3 folhas ao mesmo tempo, senão colam-se umas ás outras.
Embora digam que não é necessário, eu gosto sempre de cozê-las um pouco para que depois não absorvam o molho todo da carne enquanto está no forno. Fui cozendo e colocando-as em cima de um pano na bancada e entretanto fui fazendo o molho bechamel.

Para o bechamel:

- 3 colheres de sopa de manteiga

- 3 colheres de sopa de farinha

- leite q.b.

Num tachinho pequeno, coloca-se a manteiga a derreter, depois envolve-se bem a farinha, e vai-se juntando leite aos poucos até ver que está um molho grossinho, mas não deixem como o bechamel dos pacotes, tem que ficar mais liquido.
Depois num pirex foi só fazer a montagem por camadas, 1º molho da carne, depois cobrir com as folhas da massa, barrar as folhas com um pouco de molho bechamel e cobrir com quejo mozzarela de pacote e assim sucessivamente até acabarem os ingredientes. A ultima camada é com as folhas da massa cobertas de bechamel com o queijo por cima.
Vai ao forno a 180º durante 20 a 25 minutos, depende dos fornos.
Experimentem, fica muito boa.



1 comentário: