terça-feira, 2 de março de 2010

Carne de perú à oriental




Como já devem de ter reparado, eu gosto bastante de comida chinesa, mas não vou a restaurantes chineses hà muito tempo, então faço em casa.
Até hoje acho que esta receita foi a melhor que comi, dentro destes temperos, estava óptima, e com muito boa cara, sim os olhos também comem. Então vamos à receitinha.

Ingredientes para a carne para 4 pessoas:

- 4 bifes de peru
- 2 cebolas pequenas/medias
- 1 lata de cogumelos laminados
- 1 lata pequena de rebentos de soja
- 1 quadradinho pequeno de abóbora ou 1 cenoura (usei abobora)
- 1 mao cheia de ervilhas cozidas
- um pouco de pimento vermelho
- Alho e gengibre em pó q.b.
- pimenta preta q.b.
- 1 dl de vinho do porto
- molho de soja e molho de ostra q.b.
- 1/2 cubo de caldo de galinha
- 1 colher de chá de farinha maisena
- oleo q.b.
Comecei por cortar os bifes de peru às tirinhas e temperei a carne com algum tempo de antecedência, talvez meia hora, não precisa mais,com um pouco de alho em pó, pimenta preta, gengibre em pó (1 colher de café cheia), a maizena (1 colher de chá), molho de soja (1 colher sopa), o vinho do porto.
Usei um wook, mas podem também usar uma frigideira grande e funda para caber tudo. Coloquei um pouco de oleo no wook e fritei a carne, quando a carne estava quase pronta que é muito rápido, juntei as cebolas cortadas aos quadrados grandinhos e deixei fritarem só um pouco para não ficarem muito moles, a abóbora cortada ás tirinhas fininhas e pequenas, o molho de ostra (1 colher de sopa), os cogumelos, o pimento vermelho ás tiras, o cubo de galinha desfeito e por fim os rebentos de soja, não podem deixar os legumes cozerem muito porque ficam moles e depois fica uma papa, como não usamos sal porque o molho de soja é bastante salgado, convém irem vendo o sabor do molho e temperam com mais molho de soja ou de ostra ou vinho do porto ao vosso gosto, depois de desligar o fogao coloquei as ervilhas previamente cozidas.
Ao mesmo tempo, enquanto fiz a carne, fui cozendo o arroz e passo a descrever como fiz.
Ingredientes para o arroz:
- 4 maos cheias de arroz agulha
- 1 mão cheia de ervilhas cozidas
- 2 ovos mexidos
- sal q.b
Cozi o arroz só com um pouco de sal e depois de cozido lavei bem com agua fria para tirar bem o molho e ficar bem solto, juntei os ovos que tinha mexido anteriormente e as ervilhas cozidas e misturei bem com o arroz.
o resultado foi este, estava divino, um prato óptimo para se fazerem jantares em casa com amigos, fica diferente e muito bom! Bom apetite!


Sem comentários:

Enviar um comentário