segunda-feira, 29 de março de 2010

Perna de perú assada no forno com ervas aromáticas


Olá a todas, hoje sinto-me com mais força e alegria para este inicio de semana, tivemos um óptimo fim de semana de sol e calor cá no Algarve, hoje trago-vos uma receitinha muito boa que foi o nosso almoço de Domingo, Perna de perú no forno com ervas aromáticas e batatinhas.


Ingredientes:


- 1 perna de perú não muito grande

- Sal q.b.

- Sumo de 1 limão

- 1 dl de Azeite

- 1 colher de sopa de margarina

- 4 dentes de Alho

- Pimenta preta q.b.

- 1 colher de café de pimentão doce

- 1 colher de sopa de ketchup

- ervas aromáticas q.b. (usei oregãos e tomilho secos)

- 1 copo de vinho branco

- Batatas q.b.

- 1/2 cubo de caldo de galinha


Comecei por temperar a perna do perú com sal e o sumo de limão e deixei a marinar durante 2 horas, depois numa tacinha preparei um molho para barrar o perú.
Coloquei o azeite, a manteiga, alho triturado, pimenta preta, pimentão doce, o ketchup, o meio cubo do caldo de galinha, um pouco de vinho e mexi bem até misturar todos os ingredientes, depois coloquei oregãos e tomilho seco, talvez uma boa colher de sopa desta mistura e barrei a carne, reguei com o resto do vinho, tapei com folha de aluminio e levei ao forno durante 1 hora e meia a 200º.
Depois tirei a folha de aluminio e deixei a carne no forno mais um pouco para ficar tostadinha por cima, virei e coloquei as batatinhas aos quadradinhos, que já estavam meio fritas e deixei ficar mais 20 minutos para acabar de assar. Se começarmos por assar a carne coberta com a folha do aluminio é melhor porque a carne fica mais macia e soculenta e não queima, ficou uma delicia, e com bastantes ervas aromáticas ainda fica melhor, podem usar a combinação de ervas a vosso gosto. Acompanhei com uma saladinha de alface.

Bom apetite!

1 comentário:

  1. Tem um aspecto delicioso, adoro peru assado.Adorei oseu blog tem coisas deliciosas.

    ResponderEliminar