terça-feira, 9 de março de 2010

Xerém com camarão


Hoje venho apresentar uma receita de origem Algarvia, a minha mãe conta que antigamente o que mais comiam eram as "Papas de milho", era o mais barato, então as pessoas que tinham mais dinheiro e que podiam comprar, faziam-nas com berbigão, com conquilhas, com sardinhas, com ervilhas ou com carne e chouriço e os mais pobres faziam simples com uma colher de banha de porco para temperar. Hoje em dia é uma comida rara á mesa dos algarvios, mas ainda se fazem. Eu comi uma vez com marisco e lembrei-me de fazer em casa para experimentar, posso dizer-lhes que estavam deliciosas, gostei muito.


Ingredientes:

- 200 gr de farinha de milho (usei de moagem grossa)

- 100 gr bacon cortado ás tirinhas pequenas

- 50 gr chouriço de carne

- 1 embalagem de camarão descascado (usei uma com 400 gr)

- 1 colher de sopa de banha de porco

- 1/2 cubo de caldo de peixe ou marisco (usei galinha)

- sal q.b.

- 1 raminho coentros


Comecei por colocar a banha de porco numa frigideira pequena onde fritei o bacon e o choriço cortados aos bocadinhos e reservei.

Num tacho coloquei 700 ml de agua e a farinha de milho com uma pitada de sal, depois é que liguei o fogão (porque com água quente faz grumos) e fui sempre mexendo sem parar, conforme a farinha vai cozendo e engrossando, deve-se ir colocando agua, entretanto também já se juntou o camarão e vai-se sempre mexendo, um pouco antes de estar cozido juntar tudo o que está na frigideira, o bacon, chouriço e a gordura toda para temperar, verifica-se o sal, junta-se o caldo de marisco, mexendo sempre e por fim os coentros. È um prato que leva pouco tempo a fazer e podemos servir como entrada, acompanhamento ou somente como refeição.
Bom apetite!


Sem comentários:

Enviar um comentário