segunda-feira, 8 de março de 2010

Fofinhos de cenoura e laranja


Fiz estes bolinhos para experimentar umas forminhas de silicone novas que comprei, mas sinceramente desisti à primeira fornada, pois não usei manteiga para untar as formas e agarrou-se tudo, se calhar sou eu que não soube fazer, ou então não prestam.

Tive que voltar ao método antigo das forminhas de aluminio e no final valeu a pena, pois os bolinhos ficaram muito bons e fofinhos. Agradeço muito se me puderem explicar como é que estas formas de silicone funcionam. Vou então passar a descrever a receita dos bolinhos.


Ingredientes:


- 300gr de cenoura crua e ralada

- 1/2 chávena de oleo (usei chávena de 200 ml)

- 2 chávenas de açucar

- 2 chávenas de farinha

- 6 ovos

- raspa e sumo de 1 laranja

- 1 colher de chá de fermento em pó


Primeiro, deve-se untar forminhas pequeninas com manteiga e polvilhar com farinha. Num alguidar bate-se o açucar com os ovos inteiros até fazer uma espuma esbanquiçada e desfazer o açucar, junta-se a raspa de 1 laranja, o oleo, a cenoura crua ralada, o sumo da laranja e por fim a farinha misturada com o fermento (as chávenas deverão ser bem cheias farinhas).

vai ao forno a 180º até estarem lourinhos, cozem muito rápido e ficam muito fofinhos e saborosos.


2 comentários:

  1. Olá Célia...
    Na primeira utilização das formas de cilicone devemos semp're umtar com um pouco de óleo e temos que deixar sempre os bolos ou bolinho arrefecerem senão partem todos e agarram-se a forma...par uma próxima unta um pouco e espera que arrefeçam pois resulta sempre!!!
    Estão com muito bom aspecto

    ResponderEliminar
  2. Que lindos queques, muito mimosos e apetitosos!

    O bom nas formas de silicone é, no caso dos queques, apenas se colocar a massa lá dentro! E para desenformar é do melhor. Eu agora faço muito mais vezes devido a essa facilidade, pois detestava a parte de ter que untar as forminhas pequenas, que stress!!!!!

    ResponderEliminar