sexta-feira, 19 de março de 2010

Delicia de morangos


Olá a todas! como hoje é sexta feira e o fim de semana está à porta, sabe sempre bem um bolinho, podem começar a fazer a vossa lista de compras, não se esqueçam de comprar morangos.

Esta delicia foi o bolo que fiz para o meu pai no seu aniversário. Acho que se não é o melhor bolo que fiz até hoje, é um dos melhores, pois realmente é um estrondo de bom e de calorias também! Também mais umas acho que não fará muita diferença.Vamos então ao que interessa, a nossa receitinha. A receita da massa foi-me dada por uma tia minha, mas fiz algumas alterações e deram certo. Normalmente estes bolos com fécula de batata, sobem sempre bastante e depois baixam bastante também, mas é mesmo assim, no entanto ficam fofos e com uma textura expectacular.


Ingredientes para a massa:

- 8 ovos

- 2 chávenas de açucar (usei de 200 ml)

- 1 dl de óleo

- 1 chávena de farinha

- 3 colheres de sopa de fécula de batata

- 1/2 colher de café de aroma de baunilha pó

- raspa da casca de 1 limão

- 1 colher de chá de fermento pó

- 1/2 chávena de agua morna


Primeiro, batem-se os ovos inteiros com o açucar até desfazer bem o açucar e ficar uma espuma esbranquiçada, junta-se a raspa da casca do limão, o óleo, a baunilha e vai-se sempre batendo, depois junta-se a farinha, a fécula de batata e o fermento em pó e continua-se a bater muito bem e por fim junta-se a água morna e bate-se até ficar tudo bem misturado.
Vai ao forno a 200º numa forma sem buraco bastante grande, untada com manteiga e forrada com papel vegetal para evitar os acidentes quando se desenforma, durante mais ou menos 1 hora.
Convém verificar a temperatura do forno passado 30 minutos deve-se baixar um pouco a temperatura para que o bolo fique mais macio e humido.


Ingredintes para o recheio e cobertura:


- 1 caixinha de morangos (350 gr + ou -)

- 2 pacotes de natas (usei parm.... , acho que para este tipo de trabalho são as melhores)

- açucar branco a gosto (não convém colocarém muito, depois fica muito enjoativo)

- Top de morango, ou doce se preferirem


Montagem:


Corta-se o bolo em duas partes depois de estar completamente frio (eu fiz o bolo na noite e recheei no dia seguinte de manhã).
Batem-se as natas até ficarem muito bem firmes, junta-se o açucar e bate-se até desfazer bem o açucar.
Na parte de baixo do bolo cobre-se com bastantes natas (convém por bastantes natas, pois o bolo sempre absorve algumas e depois não se nota o creme no meio)e põe-se morangos cortados aos bocadinhos pequenos por cima e depois coloca-se a outra parte do bolo.
Depois é so colocar o resto das natas a cobrir o bolo, vai ao frigorifico umas 5 horas antes de servir, fica sempre melhor, mais humido, e no dia seguinte então é ainda mais delicioso (eu só coloquei os morangos por cima pouco tempo antes de servir para estarem bem frescos), podem usar um top de compra ou não usar, fica ao vosso gosto. Experimentem é mesmo uma delicia! Depois logo me dizem se é bom ou não.


2 comentários:

  1. Mas que Primaveril e agradável ficou este bolo, lindo!
    Parabéns ao Pai!

    ResponderEliminar
  2. Que delícia de bolo!! O teu pai deve ter adorado! Parabens pelo blog tens receitas deliciosas. Vou seguir-te :) Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar