terça-feira, 23 de março de 2010

Massinhas de peixe


Este prato é um dos que mais apreciamos cá em casa, e também é muito apreciado cá no Algarve, costuma-se fazer estas massinhas com diversos peixes, mas usa-se muito o cherne,anchova e a corvina, em alguns restaurantes até fazem só com a cabeça do peixe, pois tem aquelas partes com mais gordura e o sabor fica diferente. Eu em casa faço com o peixe que tiver na altura e que tenha menos espinhas, mas uso mais a anchova, que é um peixe muito bom, mas também nem sempre há, é muito procurado. Desta vez usei carapau manteiga grande e ficou uma maravilha.


Ingredientes:

- 1 carapau manteiga grande ou 2 pequenos

- 8 camarões

- azeite q.b.

- 1 cebola

- 1 dente de alho

- 1 lata pequena de tomate pelado e cortado

- 1 quadradinho de pimento vermelho

- 1 molho de coentros

- sal q.b.

- 1/2 cubo de caldo de peixe

- 4 mãos cheias de massinhas cotovelinho pequenino


Fiz assim:

Comecei por fazer o refugado, numa panela alta coloquei um pouco de azeite, o alho a cebola picada e deixei alourar, juntei a lata do tomate e ficou a refogar até apurar o molho e com a varinha passei o molho, para ficar mais grosso e sem vestigios de cebolas e pedacinhos de tomate, pois a minha filhota não come se encontrar pedacinhos de cebola e tomate, então costumo passar e digo que ela pode comer tudo, porque a mamã não usou cebola nem tomate.
De seguida coloco bastante água e o pimento cortado aos bocadinhos de maneira que se encontrem bem para serem retirados, o sal, o caldo de peixe e cozo o peixe cortado ao meio naquele molho, depois de cozido retiro o peixe para fora e coloco as massinhas e mais água se necessário, pois devem deixar que fique com bastante molho.
Enquanto as massinhas cozem vou retirar as espinhas e peles do peixinho, e parto aos bocadinhos, não muito pequenos pois acabam por se defiarem quando se juntar novamente às massinhas já cozidas.
Quando as massinhas estiverem quase cozidas junto o camarão e passado 5 minutos o peixe desfiado e o molho de coentros bem picados verifico o sal e desligo o fogão, mexe-se tudo bem, espera-se 2 a 3 minutos antes de servir para que fique mais apurado o sabor dos coentros.
Bom apetite!

1 comentário:

  1. Essa sopinha deve de estar uma delicia...bjcas
    http://as-receitas-da-sonia.blogspot.com/

    ResponderEliminar